sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Aspectos históricos e culturais da Bolívia.

História:
O território boliviano é habitado há mais de 12.000 anos. No local foram formadas várias culturas, principalmente nos Andes, destacando-se especialmente a cultura Tiwanaku e os reinos aymaras posteriores à expansão Wari. Estes reinos foram, por sua vez, anexados ao Império Inca no século XIII.
A Cultura Tiwanaku, se desenvolveu em torno do centro cerimonial homônimo próximo ao lago Titicaca. A sua fundação ocorreu provavelmente antes do ano 300. Posteriormente, a cultura inca estabeleceu um vasto império no século XV, pouco antes da chegada dos espanhóis. Durante esse século, a Bolívia esteve ocupada por vários grupos de língua aymara (collas, pacajes, lupacas, omasuyos), destacando-se os collas, que dominaram un vasto território e lutaram com os quechuas de Cusco pelo controle da região. Os collas foram derrotados pelo inca Pachacuti, que se apoderou de quase todo o planalto boliviano. A Bolívia constitui durante quase um século uma das quatro grandes divisões do Tahuantinsuyo (Imperio inca) sob o nome de Collasuyo. Estas antigas civilizações deixaram grandes monumentos arquitetônicos e atualmente as línguas aymara e quechua são muito difundidas no país. O primeiro europeu a chegar ao atual território da Bolívia foi Diego de Almagro em 1535, depois de partir de Cuzco a fim de conquistar o Chile. Com a morte de Almagro, Francisco Pizarro enviou seu irmão Gonzalo Pizarro para colonizar a província de Collao (Collasuyo). Pedro de Anzúrez fundou Chuquisaca (atual Sucre) em 1538, Potosí surgiu em 1546, La Paz em 1548 e Cochabamba em 1574.
Cultura:
A cultura da Bolívia tem muitas influências incas e de outros povos índios na religião, música e vestuário, como por exemplo os bem conhecidos chapéus de coco. A festa mais conhecida é o El Carnaval de Oruro, património cultural da UNESCO. O entretenimento mais comum é o futebol, desporto nacional, que é praticado quase em cada canto de rua. Os jardins zoológicos também são uma atracção popular.

Aspectos históricos e culturais da Austrália.

Retrato de James Cook.
História:
A Austrália faz parte do continente mais novo do mundo - a Oceania. Apesar de ser habitada por aborígines há mais de 40 mil anos, somente há dois séculos iniciou-se sua colonização por europeus. Geograficamente para o mundo, a Austrália era um continente invisível, uma vasta terra que estranhamente foi desconsiderada pelos cartógrafos sem nada que justificasse a sua ausência nos mapas-múndi.
Segundo algumas versões, portugueses e holandeses, bem como outros povos, passavam ao largo da costa e, no entanto, nunca acharam convidativa uma possível colonização. Dois séculos depois o capitão inglês James Cook foi enviado para fazer uma expedição científica neste desconhecido lugar. Conta a história que a 28 de Abril de 1770, após circunavegar o continente, ele finalmente desembarcou na costa leste australiana. Continuou viagem para norte, e, a 22 de Agosto, proclamou a posse do território, a que se deu o nome de New South Wales, (Nova Gales do Sul). Iniciava-se assim a colonização inglesa da Austrália, no começo feita apenas com o objectivo de "esvaziar" as cadeias britânicas.


Cultura:

Muito da cultura da Austrália é derivada de raízes européias e mais recentemente americanas, mas características australianas distintivas evoluíram do ambiente, cultura aborígene, e a influência de vizinhos da Austrália. O vigor e originalidade das artes em filmes da Austrália, ópera, música, pintura, teatro, dança, e artes – estão alcançando reconhecimento internacional. O principal traço distintivo cultural da Australia é proveniente dos aborígenes que formam um povo único no mundo, de origem pré-histórica, de pele escura. É deles a origem do bumerangue e o nome do canguru. Esse povo aprendeu ao longo dos anos conviver com o deserto, a encontrar água, no lugar chamado pelos brancos de Outback. Eles têm instrumentos, danças e músicas próprias.

Aspectos econômicos da bolívia.

A Bolívia, há muito tempo é um dos mais pobres e menos desenvolvidos países da América Latina. Em 2008, A Bolívia continua com seus problemas sociais e econômicos e continua a ser o país mais pobre da América do Sul. Durante o apogeu do extrativismo da borracha, a Bolívia, por ser um país sem fronteira marítima, precisava encontrar uma alternativa para escoar a produção para os centros industriais da Europa e da América do Norte. Em 1846 a Bolívia teve a idéia de construir uma ferrovia costeando os rios Mamoré e Madeira para escoar a produção através do porto de Belém, no Oceano Atlântico. Durante a presidência do presidente Sánchez de Lozada (1993-97) a Bolívia assinou um tratado de comércio livre com o México, tornou-se membro associado do Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) e procedeu à privatização da linha aérea estatal, da companhia de telefones, dos caminhos de ferro, da companhia eléctrica e da companhia petrolífera.
O crescimento abrandou em 1999, em parte devido a políticas orçamentais restritivas que limitaram os fundos necessários para programas de luta contra a pobreza, e às consequências da crise financeira asiática. No ano 2000, sérios distúrbios públicos em Abril e em Setembro/Outubro, baixaram o crescimento para 2,5%. O PIB boliviano não cresceu em 2001 devido ao abrandamento global e à vagarosa actividade doméstica. Espera-se que o crescimento recupere em 2002, mas o défice fiscal e o peso da dívida externa irão permanecer elevados.

Aspectos econômicos da Austrália.

centro financeiro de Sidney.
A economia australiana é uma das maiores e mais avançadas do mundo. Mesmo tendo somente uma população estimada em 21 milhões de habitantes é atualmente a 17ª maior economia do mundo, segundo o Fundo Monetário Internacional. Esta é muito diversificada: a indústria desenvolve atividades ligadas ao setor primário, como a produção de alimentos, principalmente na produção de gado ovino e de seus derivados, como lã. As fazendas do interior do país são modernas e avançadas, produzindo diversos materiais in situ. Elas formam o arcabouço da economia australiana. Além de vinhos, tabaco, trigo e a exploração mineral, as atividades que exigem maior tecnologia, como a indústria de máquinas e equipamentos, a indústria química, metalúrgica, siderúrgica e petroquímica. O setor de serviço tem o maior peso, principalmente pelo fator turistico. A indústria e a agricultura representam um importante papel. As exportações australianas também incluem bens alimentícios, como carne e trigo, e minérios, como bauxita, chumbo, níquel, manganês, além de ouro e prata.
O dólar australiano é a moeda da Comunidade da Austrália, incluindo a Ilha Christmas, Ilhas Cocos, e Ilha Norfolk, bem como os países independentes de Kiribati, Nauru e Tuvalu. A Australian Securities Exchange e a Sydney Futures Exchange são os maiores bolsas de valores da Austrália.

A Austrália é uma das economias capitalistas mais laissez-faire, de acordo com índices de liberdade económica. O PIB per capita da Austrália é ligeiramente superior à do Reino Unido, Alemanha e França, em termos de paridade do poder de compra. O país foi classificado em terceiro no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU de 2007, e em sexto na "Lista de qualidade de vida" mundial do The Economist em 2005.

Aspectos demográficos da bolívia.


A população da Bolívia é de expectativamente 9.247.816 habitantes, a densidade demográfica é de 8,42 hab/km², o crescimento demográfico é de 1,42%. A população da Bolívia é composta de quíchuas 30%, aimarás 25%, eurameríndios 15%, europeus ibéricos 15% e outros 15% (1996).
Os idiomas oficiais são o espanhol, o quíchua e o aimará.


Taxa de fecundidade: 4,36 filhos por mulher (1995-2000)
Expectativa de vida: Homens 60 anos e mulheres 63 anos (1995-2000)
Mortalidade infantil: 66 por 1.000 (1995-2000)

Aspectos demográficos da Austrália.


A densidade demográfica da austrália é de 2,6 hab./km2. A Austrália é um país de imigrantes, sendo 23,1% da sua população formada por estrangeiros. A maior parte da população é descendente de imigrantes ingleses e irlandeses que se mudaram para o país nos séculos XIX e XX. Isso acontece porque o crescimento vegetativo da população é muito baixo (pois o número de nascimentos é cada vez menor) e o governo atrai imigrantes, em virtude da sua reduzida população. Segundo estimativas, a taxa média de crescimento populacional do país vem se mantendo aos 1,4% ao ano.
Importantes grupos étnicos minoritários incluem chineses, indianos, vietnamitas, italianos, gregos, irlandeses, franceses e alemães. A população aborígene está restrita à 366.436 indivíduos, representando menos de 1% da população australiana. A lingua oficial é o Inglês, lingua materna de 95% da população.

Nos últimos anos vem se verificando um grande aumento da população idosa e uma retração na porcentagem de crianças sobre a população:
• 0-14 anos: 19.6% (meninos 2,031,313/meninas 1,936,802)
• 15-64 anos: 67.3% (homens 6,881,863/mulheres 6,764,709)
• 65 anos ou mais: 13.1% (homens 1,170,589/mulheres 1,478,806) (est. 2006)