sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Aspectos econômicos da Austrália.

centro financeiro de Sidney.
A economia australiana é uma das maiores e mais avançadas do mundo. Mesmo tendo somente uma população estimada em 21 milhões de habitantes é atualmente a 17ª maior economia do mundo, segundo o Fundo Monetário Internacional. Esta é muito diversificada: a indústria desenvolve atividades ligadas ao setor primário, como a produção de alimentos, principalmente na produção de gado ovino e de seus derivados, como lã. As fazendas do interior do país são modernas e avançadas, produzindo diversos materiais in situ. Elas formam o arcabouço da economia australiana. Além de vinhos, tabaco, trigo e a exploração mineral, as atividades que exigem maior tecnologia, como a indústria de máquinas e equipamentos, a indústria química, metalúrgica, siderúrgica e petroquímica. O setor de serviço tem o maior peso, principalmente pelo fator turistico. A indústria e a agricultura representam um importante papel. As exportações australianas também incluem bens alimentícios, como carne e trigo, e minérios, como bauxita, chumbo, níquel, manganês, além de ouro e prata.
O dólar australiano é a moeda da Comunidade da Austrália, incluindo a Ilha Christmas, Ilhas Cocos, e Ilha Norfolk, bem como os países independentes de Kiribati, Nauru e Tuvalu. A Australian Securities Exchange e a Sydney Futures Exchange são os maiores bolsas de valores da Austrália.

A Austrália é uma das economias capitalistas mais laissez-faire, de acordo com índices de liberdade económica. O PIB per capita da Austrália é ligeiramente superior à do Reino Unido, Alemanha e França, em termos de paridade do poder de compra. O país foi classificado em terceiro no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU de 2007, e em sexto na "Lista de qualidade de vida" mundial do The Economist em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário